domingo, 2 de dezembro de 2007

Le fabuleux destin de amelie poulain - Trilha Sonora

Yann Tiersen - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (2001)


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme que, em 2001, fez um grande sucesso mundial. Dirigido pelo sempre criativo Jean Pierre Jeunet (Delicatessen, Ladrão de Sonhos, Alien, a Ressureição), que desta vez embarcara em uma aventura sem o seu parceiro Marc Caro, o filme é, sem sombra de dúvida, uma delícia. Sua história doce e adorável sobre a magnífica Amélie Poulain tem cenários criativos e personagens incríveis e interessantes. Sendo assim, sua trilha sonora também teria de ser única e para isso Jeunet acabou descobrindo um multi-instrumentista francês chamado Yann Tiersen (que recentemente se apresentou no Brasil), que já havia trabalho em alguns filmes franceses como Alice e Martin, de André Téchiné.

Jeunet comprou os direitos autorais de todos os CDs de Tiersen (Lá Valse des Monstres, Rue Des Cascades, Le Phare, L'Absente) para colocar as canções no filme. Yann Tiersen também compôs, especialmente para Amélie Poulain, seis canções, entre elas "La Valse d' Amélie", que acabou se tornando o grande tema do filme e que a trilha apresenta em três versões (original no acordeom, versão orquestrada e uma versão no piano). De fato, a trilha sonora é maravilhosa, misturando temas alegres como "J'y Suis Jamais Allé" e "Lá Noyée" ao lado de canções mais nostálgicas como "Le Moulin" e "Sur le Fil" (versão piano).

Mas o grande ponto alto da trilha de Tiersen é a canção "Comptine D'un Autre Été: L' Après Midi", canção tocada no piano que simboliza toda a solidão, beleza e doçura de Amélie. É surpreendente como as canções de Yann não enjoam, e trazem alegria às pessoas que as ouvem. São composições que podem ser simples, como em "La Dispute", com notas mais longas e separadas, ou composições mais complexas como em "A Quai" (outro grande ponto alto da trilha) em que cordas e instrumentos de sopro se misturam em variações que, de maneira suave, acabam soando como uma unidade, um todo.

Tiersen também utiliza elementos interessantíssimos para compor a trilha - como sons de máquina de escrever e piano de brinquedo. Injustamente não indicada para o Oscar
® de 2002 (talvez pelo fato de que, tirando as seis canções que Yann fez, as outras já existiam), a trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain já é um clássico, que merece nunca ser esquecido.


Música composta por Yann Tiersen

Selo: Virgin
Catálogo: VIR 10790
Lançamento: 2001

Faixas

1. J'y Suis Jamais Allé
2. Les Jours Tristes (Instrumental)
3. La Valse d'Amélie
4. Comptine d'Un Autre Eté: L'Après Midi
5. La Noyée
6. L'Autre Valse d'Amélie
7. Guilty
8. A Quai
9. Le Moulin
10. Pas Si Simple
11. La Valse d'Amélie (Version Orchestre)
12. La Valse des Vieux Os
13. La Dispute
14. Si Tu n'étais Pas Là (Frébel)
15. Soir de Fête
16. La Redécouverte
17. Sur le Fil
18. Le Banquet
19. La Valse d'Amélie (Version Piano)
20. La Valse des Monstres

Download:
Rapidshare

4 comentários:

naravan disse...

Muito bom amigo. Valeu ai!

oz.design disse...

Não consigo baixar ??
pq
abracx
oz

Sii disse...

Upa ae querido! esse link ja foi!

Meu mundinho disse...

Perfect!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...